Subscribe: que mico!
http://quemico.blogspot.com/feeds/posts/default
Added By: Feedage Forager Feedage Grade B rated
Language:
Tags:
amigos  blog  das  dos  estou  luta  mais  muito  não  paulo  quem  sobre  sua  são paulo  são  tem  todos  tudo 
Rate this Feed
Rate this feedRate this feedRate this feedRate this feedRate this feed
Rate this feed 1 starRate this feed 2 starRate this feed 3 starRate this feed 4 starRate this feed 5 star

Comments (0)

Feed Details and Statistics Feed Statistics
Preview: que mico!

que mico!





Updated: 2015-09-16T18:22:01.637-03:00

 



Fim

2008-12-10T02:15:48.282-02:00

(image)
Bem que a Inês falou... Essas voltas já não convencem ninguém. Eu sempre querendo voltar, mas a falta de tempo e a empolgação não ajudam. Que mico! Agradeço a todos aqueles que passaram por aqui nesses dois anos e meio e deixaram seu carinho, seu registro, sua amizade, sua atenção. Agradeço a todos aqueles que um dia me empolgaram a abrir este blog que me foi um instrumento tão bom na hora de matar a saudade d'além mar. Navegar é preciso... Vou continuar passando nos blogs amigos pra saber das novidades todas e me sentir mais perto deles. Um beijo no coração de cada um e de cada uma.



De volta!

2007-07-07T01:09:02.364-03:00

(object) (embed)

Depois de muito tempo sem publicar, cá estou novamente, na tentativa de dar notícias aos amigos e partilhar minha vida! Tentarei ser mais assíduo quanto ao blog: promessa de escoteiro! E para retomar a escrita neste espaço, deixo com vocês a excelente interpretação de Jacques Brel - cantando Amsterdam - que tanto tenho ouvido nessas últimas semanas. Um abraço pra todo mundo e um brinde à volta do blog.

PS.: Gil, adorei seu comentário. Saudades ô rapaz!




Trabalho, luta e feriado

2007-04-25T18:11:06.625-03:00

Trabalho, trabalho, trabalho... Preciso de férias urgente. Prova para corrigir, para elaborar, monografia para orientar, viagens de estudos... Imagino como estarei no final do semestre! Mas no meio de tudo isso existe uma grande empolgação e a percepção de que se você trabalha bem, os alunos vão longe. Mas não reclamo nenhum pouco do feriadão de agora. Estarei em casa, com uma bandeirinha vermelha na mão lembrando a luta... ;) E falando em luta, minha sintonia com o 25 de abril! Hoje e sempre lembremos esta data e, principalmente, aquilo que ela significa em termos de ideários e valores para nossa sociedade. 25 de abril sempre!



Lembranças às avessas...

2008-12-10T02:15:48.561-02:00

(image)
Esse final de semana lembrei-me muito de Portugal: dos caminhos percorridos de norte a sul, da comida maravilhosa, dos muitos e muitos amigos... E lembrei-me dos Madredeus que me lembraram Zeca Afonso que me lembrou Amália que me lembrou Carlos Paredes. E lembrei-me de Eça que me lembrou Saramago que me lembrou Florbela Espanca que me lembrou Sophia que me lembrou Lobo Antunes. Lembro-me também do quanto fiquei fascinado com a obra deste último: Memória de Elefante, Os cus de Judas, A morte de Carlos Gardel... Epa, "A morte de Carlos Gardel"? Tenho a impressão de estar escrevendo o post errado. Porque para além de recordar o passado, neste final de semana acabei por planejar um pouquinho o futuro. Carlos Gardel me lembra Tango que me lembra Buenos Aires que me lembra que acabei de comprar as passagens... Eba! Em maio estarei em Buenos Aires: tango, livrarias, cafés e baladinhas. Porque para além da boa alegria do samba, é preciso um pouquinho da nostalgia vinda do tango para a elevação da alma...



Boa nova: estou de volta!

2008-12-10T02:15:48.653-02:00

(image) Chega de lero lero e vamos atualizar esse blog.
Depois de receber todas as broncas dos amigos por conta da ausência, está mais que na hora de contar as novidades todas para os meus amigos daqui e d'além mar. Dei uma parada no blog porque nesses últimos meses minha vida deu um giro de 360º e até eu conseguir me aquietar demorou um pouco. Contemos. Não estou morando mais em Sampa. Aquela cidade é tudo e sempre que posso (pelo menos uma vez por mês) vou lá para matar a saudade. Mas recebi uma proposta de emprego bem legal e não pensei duas vezes. Estou morando em Pato Branco, interior do Paraná, dando aulas numa faculdade. 4 disciplinas no curso de psicologia: primeiro, terceiro e quinto períodos. Cada turma um jeito diferente de ver o mundo. Uma experiência interessantíssima. Estar em sala de aula, de fato, é maravilhoso, apesar dos desafios diários: a preocupação em dar boas aulas, a preparação das mesmas, perceber cada aluno naquilo que ele tem de melhor, enfim...

Os projetos começam a sair do papel. Para além das aulas, vou começar um grupo de estudos sobre juventude com alguns alunos. Animador! Noutra turma, estamos estudando a intervenção da psicologia no campo da Saúde Mental: estamos viajando para conhecer algumas experiências de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e dia 18 de maio - dia da luta antimanicomial no Brasil - faremos um debate na universidade. Projetos na cabeça e muito trabalho pela frente. Também estou arrumando a tese para publicação. Próxima vez que for a Sampa vou na Editora Cortez - e noutras - conversar sobre isso. Existem algumas possibilidades.

Falando então da cidade. A cidade é pequena, mas já começo a me adaptar. Ela fica no sudoeste do Paraná, relativamente perto de Foz do Iguaçu. Estão vendo o mapa? Acho que dá pra ver a região: é essa bem embaixo, meio avermelhada. Deu pra ver??? Quem me conhece sabe como gosto de metrópoles. Mas duas coisas favorecem esse processo de ambientação: o fato de ter sido muito bem acolhido por todos e o próprio trabalho. É cansativo, viu? Chego em casa querendo cama. Mas final de semana me divirto, viajo, saio... Quanto às viagens, Curitiba, São Paulo e Buenos Aires são as próximas (não nesta ordem). Vamos comigo?

No mais, muitas saudades dos amigos. De todos: aqueles que foram morar em Salvador, aqueles de Brasília, de Sampa, Rio de Janeiro, João Pessoa, Floripa, Curitiba, Teresina... Nossa, são tantos. Mas saudades também de meus amigos pratrícios. Estou economizando para logo que puder ir aí visitá-los e tomar um bom vinho em Lisboa, Porto e Coimbra. Mas quero que venham cá também. Aliás, nem posso reclamar. Depois que voltei de Portugal, vários já me visitaram: Lívia, Sandrine, Rita, Eduardo, Carlos, André e Elísio que está fazendo uma experiência neste momento em São Paulo. Mas quero que outros venham.

É isso, meus amigos. Estou de volta! Pra ficar... Beijos a todos.



Notícias do carnaval

2008-12-10T02:15:50.609-02:00

Em São Paulo, a Vai Vai. Com um enredo que trouxe para a avenida o alerta para as questões ecológicas e do cuidado com o planeta, ela contagiou o público com sua tradição e seu samba enredo. Seu refrão empolgante é a máxima desse carnaval que dizia: Hojé é festa, é carnaval/"se liga nessa" que o alerta é geral/com muito orgulho, a "saracura"/ mostra pro mundo que o planeta tem cura/ eu sou "bixiga", quero ver quem me segura. E parafraseando Caetano: Divino maravilhoso! No Rio de Janeiro, a Estação Primeira de Mangueira. Minha "verde e rosa", tão bem cantada em versos de nosso saudoso Cartola, fez uma homenagem belíssima à língua portuguesa; e fiquei emocionadíssimo. A origem no latim, sua vinda para o Brasil, as misturas com a influência indígena e africana: tudo lindo! E aquela Comissão de Frente fantasiada de Camões e que se transformava depois em portuguesas dançando um vira no meio do sambódromo, foi tudo de bom. Deu vontade de ir pra lá e cantar junto:Vem no vira da Mangueira, vem sambar/ meu idioma tem o dom de transformar/ faz do palácio do samba uma casa portuguesa/ é uma casa portuguesa com certeza. Em Salvador, o Bloco Afoxé Filhos de Gandhi. Com energias e mensagens de paz, esse panteão dos orixás, tapete branco que veste Salvador, me emociona a cada ano. E sou apaixonado pela beleza encantadora destas escolas, deste bloco, do carnaval. De fato, sou um folião: amante da alegria que se explicita a cada ano nas ruas cheias de amor e amor. [...]



A luta das mulheres em dois continentes

2007-02-15T19:09:41.835-02:00

(object) (embed)

Fiquei imensamente feliz pelo resultado do SIM no referendo português sobre a despenalização do aborto naquele país. Sempre que posso, saúdo com alegria, as conquistas e lutas do movimento feminista de Portugal. Por tudo: pela luta em si (justa!), pelos amigos que nela estão e pela carga afetiva que isso tudo me traz... E fico extremamente orgulhoso de ter conhecido de perto várias das pessoas que, que cotidianamente, lutam pela efetivação dos direitos das mulheres. Viva!

Das bandas daqui, amanhã, às 19hs, outra experiência trazida pelas "mulheres guerreiras que lutam pelo amor": o bloco Ilú Obá de Min. Esse grupo, tão belo por carregar e dar continuidade à tradição negra de cariz feminino neste país, também é motivo de homenagem neste blog. E viva Xangô, que as alimenta nessa história, nesse movimento, que mistura arte, música, alegria e luta.

O vídeo acima é uma espécie de exaltação dessas duas ondas feministas que se cruzam por intermédio do atlântico.

Este post é dedicado a todas as ongs feministas de Portugal e ao grupo Ilú Obá de Min. Axé!




Referendo pela descriminalização do aborto

2008-12-10T02:15:50.757-02:00

(image) Porque hoje me sinto, de forma especial, ligado a tod@s @s militantes que lutam em defesa da vida das mulheres em Portugal.



Associação de palavras sobre esta minha última semana - parte I

2007-02-07T18:27:46.845-02:00

Decisões rápidas, giro de 360º, mudança de cidade, trampo, docência, Paraná, sul do país, interior, dúvidas, (des)caminhos, abertura, alunos, república, pesquisa, reunião, planejamento, plano de ensino, "quero ir ao cinema", saudades da "poluição" de São Paulo, calmaria, tempo extra, leituras, viagem de 13 horas, cansaço, contrato, PIS/PASEP, saudades de Barra Funda, Condomínio Andressa.



Chico Science da Manguetown

2008-12-10T02:15:50.937-02:00

(image)
Dez anos atrás morria um dos gênios de nossa música popular brasileira: Chico Science. Um dos fundadores do movimento manguebeat, Chico Science passou como um cometa: rápido e brilhante, fazendo marca no céu. E me lembro daquele dia e do carnaval de Olinda daquele ano.
Em 2005, um documentário de Cláudio Barroso intitulado "O mundo é uma cabeça" conta um pouco dessa história. Vale a pena conferir. É só clicar no título. Chico Science morreu num acidente de carro, ao lado do mangue. Morreu fazendo arte, no mangue.



Allan de Lana

2008-12-10T02:15:51.202-02:00

(image)
(image)

"Finjam lamentar, meus amigos, pois os dentes só fingem morrer".
Um série do trabalho "dente" do artista Allan de Lana.
Porque é dos meus amigos mais recentes.
Porque viramos São Paulo de ponta a cabeça em novembro último.
Porque me fez uma bela surpresa hoje.
E porque amizade, de fato, não tem preço...
Allan, hoje o dia foi ensolarado: com direito a fotos cheias de saudade e camisa de arte cheia de carinho.
Muitíssimo obrigado!



453 anos

2008-12-10T02:15:51.382-02:00

(image)
Porque com 453 anos, tão novinha assim, já me arrebatou de um jeito incrível. E chego a sentir falta do trânsito quando não estou aqui. Abaixo, uma poesia de um dos meus paulistanos preferidos, Mário de Andrade, sobre a cidade.

Canto de Regresso à Pátria
Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os passarinhos daqui
Não cantam como os de lá
Minha terra tem mais rosas
E quase que mais amores
Minha terra tem mais ouro
Minha terra tem mais terra
Ouro terra amor e rosas
Eu quero tudo de lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo.
(Mário de Andrade)



Walter Salles

2008-12-10T02:15:51.514-02:00

(image)
Devo admirar muito Walter Salles a ponto de não conseguir gostar de nenhum texto que eu escreva sobre ele. Qualquer tentativa minha de falar sobre a figura torna-se tão repetitiva: parece que já falaram tudo! Papéis amassados aos montes dentro do cesto do lado da mesa. Me rendo! Tudo bem, fica o registro de que, desde que ele pôs Paco para se aventurar em terras lusitanas e o colocou junto a Alex naquela história pulsante de paixão e perigo, adoro muitíssimo seus filmes. Talvez abra uma exceção para Dark Water. Estou é por demais ansioso para ver na telona sua adaptação do mais famoso livro de Kerouac: "On the road". Porque, cá entre nós, no quesito road movie ele tem talento de sobra. Contagem regressiva para 2008.
ps.: sou teimoso: essa homenagem a ele vai rolar!



A carta de Dora

2007-01-12T00:35:06.919-02:00

(object) (embed)

Amanhã, um post sobre Walter Salles. Hoje, uma das cenas mais lindas que já vi no cinema.




Evo Morales

2008-12-10T02:15:51.649-02:00

(image)
Enquanto os senhores da guerra já não se envergonham em mostrar ao mundo as reais intenções da intervenção militar no Iraque (leia aqui) e fazem o comércio – perverso – lucrar com a morte de Saddam (leia aqui), a candidatura de Evo Morales ao Nobel da Paz é lançada por Adolfo Pérez Esquivel, já agraciado com o prêmio. A sua luta pela dignidade dos povos originários da Bolívia, o respeito à diversidade cultural e o cuidado ao meio ambiente, são algumas das razões para a indicação da candidatura.
Evo é hoje um forte símbolo de resistência e luta dos povos latinoamericanos e o maior representante dos povos indígenas - os mais pobres entre os pobres -, no sul deste hemisfério. Um alento nesse equilíbrio de forças em que a maioria das vezes, ganham eles. Quem quiser apoiar a iniciativa pode vir aqui.



2007, política e Coca-Cola

2008-12-10T02:15:51.827-02:00

(image)
Enfim, chegou 2007: com ele, as esperanças de um mundo melhor, menos desigual. E depois da festa de reveillon - e sua conseqüente ressaca -, a certeza de que precisamos ficar muito mais atentos ao segundo mandato do governo Lula. Faço um enorme esforço para pensar que será diferente, mais popular. Sou otimista sempre! Mas juro que fico com um elefante atrás da orelha quando vejo a Coca-Cola imprimindo um selo comemorativo da posse de nosso presidente em suas garrafas. Tomara que isso não signifique e não seja indicativo de absolutamente nada! E antes de terminar segue a dica de um blog que vale a pena ser conferido: cama voadora.



Feliz 2007

2008-12-10T02:15:51.968-02:00

(image)
Não tem jeito: enquanto as festas de final de ano não terminarem não conseguirei escrever os posts que quero. Mas deixemos, é festa, relaxemos. Demos as boas vindas ao ano que chega, com a alegria e as esperanças renovadas. Comemoremos com os amigos, as famílias, os mais próximos (ou não!), com todos que estão ao redor.

Nestas épocas em que as mensagens de paz e esperança no mundo são comuns, deixo as minhas através de uma poesia de Sérgio Vaz, poeta da periferia do Brasil cujo blog está nos meus favoritos.

Povo lindo , povo inteligente,
Em 2007 vai ser pior...
Pior para quem estiver no nosso caminho. Então que venham os dias.
Um sorriso no rosto e os punhos cerrados que a luta não pára.
Um brilho nos olhos que é para rastrear os inimigos (mesmo com medo, enfrente-os!). É necessário o coração em chamas para manter os sonhos aquecidos. Acenda fogueiras. Não aceite nada de graça, nada. Até o beijo só é bom quando conquistado.
Escreva poemas, mas se te insultarem recite palavrões. Cuidado, o acaso é traiçoeiro e o tempo é cruel, tome as rédeas do teu próprio destino. Outra coisa: pior que a arrogância é a falsa humildade. As pessoas boazinhas também são perigosas, sugam energia e não dão nada em troca. Fique esperto, amar o próximo não é abandonar a si mesmo.
Para alcançar utopias é preciso enfrentar a realidade. Quer saber quem são os outros? Pergunte quem é você. Se não ama a tua causa, não alimente o ódio. Por favor, gentileza gera gentileza. Os erros são teus, assuma-os. Os acertos também são teus, divida-os.
Ser forte não é apanhar todo dia, nem bater de vez em quando, é perdoar e pedir perdão, sempre. Tenho más notícias: quando o bicho pegar, você vai estar sozinho. Não cultive multidão. Qual a sua é verdade? Qual a sua mentira? Teu travesseiro vai te dizer. Prepare-se.
Se quiser realmente saber se está bonito ou bonita, pergunte aos teus inimigos --nesta hora serão honestos. Quando estiver fazendo planos, não esqueça de avisar aos teus pés, são eles que caminham. Muito amor, mas raiva é fundamental. Quando não tiver palavras belas, improvise. Diga a verdade. As manhãs de sol são lindas, mas é preciso trabalhar também nos dias de chuva. Abra os braços. Segure na mão de quem está na frente e puxe a mão de quem estiver atrás.
Não confunda briga com luta. Briga tem hora para acabar, a luta é para uma vida inteira.
O ano novo tem cara de gente boa, mas não acredite nele.
Acredite em você!
Feliz todo dia!
Coração em chamas,
Sérgio Vaz.



A alegria é a prova dos nove

2006-12-29T23:23:50.061-02:00

(object) (embed)

A alegria é a prova dos nove já dizia Osvald Andrade. Em tempos de comemoração segue uma das minhas alegrias, a Estação Primeira de Mangueira.




Feliz Natal

2008-12-10T02:15:52.102-02:00

(image)

Estou quase terminando um texto para postar.

Antes disso, porém, quero desejar um Feliz Natal a todos que por aqui passam.

Esperanças renovadas a todos.

Um grande abraço.



São Paulo S/A

2008-12-10T02:15:52.423-02:00


(image)

(image)
Enquanto as mudanças no blog não chegam, continuemos…
Ontem fui a uma exibição do filme “São Paulo S/A” no cinema unibanco. O filme é do ano de 1965 e foi dirigido por Luiz Sérgio Person. Confesso que fui assistir por dois motivos: tinha visto um documentário sobre o cineasta, dirigido por Marina Person (sua filha) e para assistir o debate sobre o filme depois da exibição e que teria a presença de Walter Salles.

Fiquei impressionado com a riqueza do filme, na proposta, na história, na forma como foi contada. O filme conta a história de Carlos, um jovem representante da classe média paulistana que – em pleno processo de desenvolvimento e industrialização – aproveita as oportunidades do mercado de trabalho, ingressa numa grande empresa e, logo, torna-se gerente de uma fábrica de auto-peças. Ao mesmo tempo em que consegue se fortalecer profissionalmente, casa-se, torna-se pai, conquista um padrão de vida razoável. Mas uma angústia toma Carlos, uma certa inadaptação a um mundo fortemente administrado, alienado, que corria depressa, numa cidade de ritmo acelerado, e que tão poucos sonhos substanciais oferecia. A angústia de Carlos está presente em todo o filme e nos remete a questões que estão longe de serem respondidas. Sem um projeto de vida, num mundo fragmentado, só lhe resta fugir.

São Paulo S/A antecipa, prevê. Um filme que deveria ser visto por todos. Aliás, sempre é citado como um dos dez melhores filmes do cinema nacional. Bom momento esse em que o cinema brasileiro vive: com maravilhosas produções e relançamentos de clássicos em dvd (para quem não sabe, “Macunaíma” foi relançado e está lindo!). Quem puder comprar o dvd eu recomendo!

Depois do filme o debate. Melhor impossível. Walter Salles, como sempre, deu um show. Aliás, amanhã escrevo sobre ele.
Foto 1: Luiz Sérgio Person
Foto 2: Walmor Chagas no personagem Carlos



Muda tudo!

2006-12-18T21:44:06.136-02:00

(image)
Muda, muda... tá na hora de mudar esse blog, atualizá-lo, colocar seções novas, melhorar outras enfim. Semana de mudanças. Quem viver, verá!



Tese defendida!

2006-12-30T21:26:21.490-02:00

(image)
(image)
(image)
(image)


segunda, às 14hs, com o título: "identidade, cultura e política: os movimentos estudantis na contemporaneidade", enfim defendi a tese. foi super tranquilo, a banca colocou questões muito pertinentes que ainda preciso refletir. os questionamentos e sugestões me ajudaram muito nesse meu processo de reflexão acerca do que venho pontuando no meu trabalho: a participação estudantil. tese elogiada, comentada, debatida. não sei como, estava tranquilíssimo! depois de tudo, a aprovação, com direito a nota máxima. quem quiser vir comemorar pode vir que ainda tô no pique. aqui, algumas fotos da defesa e da comemoração. beijo a todos.



Parada Negra

2006-11-21T16:17:27.150-02:00

(image)

O comparecimento de 12.000 pessoas na realização da I Parada Negra, no dia da comemoração da Consciência Negra, foi uma demonstração de que São Paulo continua sendo uma cidade em que os movimentos sociais tem força e visibilidade. Sinto que apesar de lenta, a luta contra o racismo vem ganhando adesão por significativa parcela da sociedade brasileira. Nunca senti em momento algum da minha vida uma sensação tão forte de que a pauta do movimento negro estivesse tão presente no meio da sociedade civil como hoje. Acho revelador dessa sensação o simples fato de se comemorar a data de Zumbi dos Palmares, maior líder negro da história do Brasil, na maioria das cidades. O debate sobre as ações afirmativas parece ser também significativo desse momento. Várias pesquisas e análises sobre a realidade negra são discutidas nessa semana. Acho que algumas conquistas são muito visíveis como, por exemplo, o aumento do número de negros nas universidades brasileiras. Mas se é perceptível uma certa positividade em relação à luta do movimento negro, as pesquisas também demonstram ainda o tamanho do racismo brasileiro e o tanto que ainda precisamos fazer. Sigamos o fluxo das lutas e mobilizações.
Aqui, um portal contendo spots comerciais de uma campanha intitulada "Aonde você guarda o seu racismo?". Vejam.



Tetra campeão!!!!!!

2006-11-19T18:36:47.010-02:00

(image)
(image)
(image)
(image)
Ok, ok... Sou flamenguista!
Mas em São Paulo, torço para o São Paulo.
E vou comemorar.



Estação derradeira

2006-11-18T14:41:36.036-02:00

(image)
(image)
A Estação Primeira de Mangueira, minha amada escola de samba, me emocionou essa semana. Novamente, assisti ao desfile de 1998, quando ela homenagou Chico Buarque e ganhou o título de melhor. Aquele desfile é histórico e emocionante. Me arrepio e choro toda vez que vejo. São duas paixões nacionais juntas, duas unanimidades brasileiras.
Essa semana, a Mangueira escolheu o melhor samba enredo para o desfile de 2007 que tem como tema principal "A língua portuguesa". Tem tema melhor? Sei não, mas acho que ela virá tão linda que a gente vai ganhar mais um desfile....
Aqui, um pouco do enredo do ano que vem. Não esqueçam de ler. Lindo!