Subscribe: Parque Infantil | Playground | baloiço escorrega carrossel divertimento segurança crianças
http://fun-leisure.blogspot.com/rss.xml
Preview: Parque Infantil | Playground | baloiço escorrega carrossel divertimento segurança crianças

Parque Infantil | Playground | baloiço escorrega carrossel divertimento segurança crianças



parque infantil, parque aventura, parque sénior, carrossel, escorrega, baloiço, segurança, segurança infantil, inspecção, inspecção técnica, condomínio, condomínio privado,criança



Last Build Date: Wed, 16 Sep 2015 20:14:00 +0000

 



Parque infantil teste de conformidade

Sun, 29 Mar 2009 15:22:00 +0000

A forma prática para testar as medidas e folgas dos materiais e equipamentos tolerados pela norma portuguesa sobre os parques infantis é com equipamentos de teste, as bitolas para teste de conformidade que lhe dará indicações sobre a eventual inclusão do equipamento no plano de manutenção.

Mais informação sobre as bitolas de teste ou para adquirir este equipamento completo, clique aqui.



cultura de exigência

Thu, 13 Dec 2007 16:49:00 +0000

Sem evidenciar qualquer alarmismo nestas coisas, somos naturalmente confrontados com a admiração de como não há mais acidentes com crianças em parques infantis, que mesmo depois de detectadas as anomalias, as próprias entidades gestoras se remetem em delonga para reparar, fazer cumprir o plano de manutenção, perdendo inclusive a garantia dada pelos fabricantes ou representantes.

Cada vez mais remetidos ao processo de implementação-oferta efectuado pelas autarquias e esquecimento até que os equipamentos caiam de maduros, a cultura de manutenção e inspecção independente ainda é uma realidade de efectiva raridade no cenário das "plantações" de baloiços, escorregas, cestas, castelos, slides, molas, comboios, barcos e outros artefactos para os espaços de lazer e recreio das crianças, hoje em dia tanto em voga.

Para além do natural optimismo português do "podia ser pior", esta realidade só verá alguma luz quando houver um processo sério em tribunal por acidente ou morte de qualquer criança (longe vá o agouro!) e , mesmo assim, ainda haverá quem continue a clamar o velho ditado, "ao menino e ao borracho, mete Deus a mão por baixo!"



Imparcialidade de inspecção

Tue, 20 Nov 2007 16:33:00 +0000

Pouco habituados a que se apresentem novas soluções de serviços inovadores que acrescentem mais valias reais, é corrrespondente a habitual confusão de papéis e trabalhos efectuados, sobretudo no que trata do bem público.

Sem haver qualquer intenção de paladinos da justiça nas afirmações ou na postura, as inspecções, auditorias ou peritagens são meios de aferição da legalidade e correspondência da segurança de um equipamento infantil de diversão, de um equipamento sénior ou equipamento de aventura ou aquático, bem como todos aqueles de desporto por onde passam e cohabitam crianças, jovens e adultos.

A independência que se requer é aquela a que não estamos habituados na cultura portuguesa de deixar cair em esquecimento ou inspeccionar o que a mesma empresa faz, executa e supervisiona...A falta de rigor, exigência de qualidade para o tratamento da res publica ainda é dominante nas obras públicas, e perpassa para outras áreas colaterais, relacionadas ou afins.



capacidade de decisão

Fri, 16 Nov 2007 16:45:00 +0000

Num recente relatório de uma inspecção de rotina a um parque infantil no interior do país, verificava-se a inexistência de seguro de responsabilidade civil por danos corporais causados aos utilizadores, entre outras anomalias funcionais.

O que está aqui em causa e de gravidade, nem sequer se trata das demais desfuncionalidades de espaço e de equipamentos, mas tão somente de um risco que sendo normal para as crianças, é perfeitamente previsível e sem a devida cautela, em termos de saúde, cuja expressão mais grave é a para ou tetraplegia.

E aqui não há contemplações, nem desculpabilização à portuguesa, de que "poderia ter sido pior".

A capacidade de decisão em termos de bem público, é essa de evitar males maiores e evitar males danosos para as crianças quanto à utilização dos espaços de lazer e recreio ou parques infantis, parques de aventura, parques desportivos ou outros similares para ocupação dos tempos livres ou de férias.

Relativamente a seguros de risco com coberturas abrangentes, será de evitar o seu cancelamento ou inexistência, a favor do bem comum, já que o gestor público não está a assumir a responsabilidade pelos seus bens ou de sua família, mas a de todos os utilizadores do bem público e não há seguro que devolva ou valha a vida de uma pessoa.

É com estranheza que se nota que uma vez identificado um parque quase em ruínas, uma autarquia se limite a fazer reparações tipo "lifting" ou "pilling", deixando as mazelas maiores para os utilizadores se encarregarem delas:a quem serve este tipo de actuação? o bem público? o bem de todos?




serviços inovadores

Thu, 15 Nov 2007 20:33:00 +0000

Nem sempre é fácil inovar, apesar de muitas boas ideias que se possam ter de momento ou a médio-longo prazo. Muitas vezes também, a própria conjectura económica nem sempre é fácil de vencer, a avaliar pelo número de empresas que abrem e fecham neste ano.

A área de inspecções de parques infantis, espaços de lazer e recreio é uma delas, a avaliar pela realidade do tratamento a que estão sujeitos e à sua forma de funcionamento e manutenção.

Porém, há uma certeza que é inadiável, nesta desenvolvimento social, a avaliar pelo investimento das autarquias nas áreas de espaços de recreio e lazer públicos, a última onda em termos de marketing público: sem auditorias e inspecções independentes vai continuar o sistema de menosprezo pela segurança pública, designadamente das crianças que brincam nos parques infantis, tal é o estado de algumas instalações como temos mostrado aqui.

E valha a verdade, não será apenas pelos parques infantis e espaços de recreio mais velhos, uma vez que os mais novos padecem de igual ou piores falhas na sua utilização, entre as quais se situa a principal e que as autarquias esquecem: os espaços públicos são para pessoas e como tal, a animação terá de ser efectuada por pessoas.

De que serve um parque, todo o investimento efectuado, se estiver fechado para o seu público o disfrutar da melhor maneira?




playground inside

Fri, 09 Nov 2007 20:51:00 +0000

(object)
(embed) video: playground inside



novos crianços

Fri, 02 Nov 2007 19:50:00 +0000

(object)
(embed) video:novos crianços



redonda a rodar

Mon, 29 Oct 2007 19:50:00 +0000

(object)
(embed) video: redonda a rodar



escorrega mas não cai

Wed, 24 Oct 2007 19:49:00 +0000

(object)
(embed) video: escorrega mas não cai



outros horizontes

Tue, 23 Oct 2007 19:48:00 +0000

(object)
(embed)

video: outros horizontes



Brincadeiras perigosas

Tue, 16 Oct 2007 19:48:00 +0000

(object)
(embed)

video: brincadeiras perigosas



Adults playground

Sun, 14 Oct 2007 19:47:00 +0000

(object)
(embed)

video: adults playground



Brincadeira adulta

Sun, 30 Sep 2007 19:46:00 +0000

(object)
(embed)

video:brincadeira adulta



Brincadeiras - animação

Fri, 28 Sep 2007 19:24:00 +0000

(object)
(embed)

video: brincadeiras - animação



Manutenção feita!

Sat, 22 Sep 2007 21:29:00 +0000

Cumpre aqui ser justo e reconhecer que quando há inciativa de uma autarquia em melhorar a vida das populações, em particular das crianças, melhorando qualitativamente a sua relação social através dos equipamentos que disponibiliza aos seus concidadãos é de louvar.

Assim, queremos saudar a reparação que está a ser efectuada nos equipamentos do parque infantil do qual ainda recentemente noticiáramos o avançado estado de degradação.

Esperemos que todos respeitem mais estes equipamentos e que uma vigilância activa em termos de manutenção ajude a minimizar os estragos e desgaste de material.



Multifunções

Mon, 03 Sep 2007 17:38:00 +0000

(image) Esta é mais uma situação em que nos deparamos com algo inusitado pela sua evidência: a plataforma de um equipamento multifunções está empenada, sucumbiu ao peso das crianças ou jovens frequentadores do parque e a trave de suporte rachou.

Este equipamento dos arredores de Lisboa, estava totalmente desprovido de manutenção e a necessitar urgentemente de reparação.










Cordas e amarrações

Wed, 22 Aug 2007 17:47:00 +0000

(image) Sem ser preciso grande aparato de instrumentos de precisão nem bitolas de teste, percebe-se em que estado muitas das vezes se encontra o equipamento de cordas.


A simples verificação visual impele a que tal equipamento seja indicado para reparação e manutenção, bem como advertir os responsáveis para a sua inclusão imediata na excução e colocação dos paineis de avisos.


Mas mais grave que os terminais dos equipamentos de cordas e malhas de cordas, como o aqui exposto, são os desfilamentos dos cabos de aço, uma arma perfeita apontada aos membros das crianças e à visão.




Registos de incidentes

Wed, 22 Aug 2007 17:27:00 +0000

Os registos de incidentes servem para identificar situações anómalas com os equipamentos ou situações ocorridas no parque infantil, que provoque um incidente com uma ou várias crianças, que resulte em acidente menos ou mais grave, em dano próprio ou dano alheio.



Sabemos quanto nos alheamos de estatística e números quando estamos em presença de equipamentos e espaços de lazer, sabendo que não é para isso que normalmente servem - para estatísticas ou números -, exceptuando os parques de cariz pedagógico e científico, na sua grande maioria e dentro da normalidade da vida corrente.

A gestão do registo de incidente permite, desta forma, aferir ao fim de um certo tempo ou de imediato a quantidade de vezes, o grau de gravidade, a incidência sobre que membros do corpo ou as circunstâncias em que aconteceram, a causa e o efeito desse mesmo incidente, por forma a que o responsável pela manutenção e o responsável da gestão do espaço de lazer e recreio possa retirar conclusões para a sua operacionalidade.

Sendo uma ferramenta de tal importância, são raros os parques infantis que mantém este registo actualizado, com relevância para a sua manutenção e gestão, bem como se verifica, por esse país fora e na sua maioria, a total inexistência de um registo desta natureza, cujos benefícios aqui são evidenciados: sem que a lei por si mesma o determinasse, a sua validade seria por si relevante.



Brincadeira de adultos

Tue, 14 Aug 2007 23:07:00 +0000

(object) (embed)

video: brincadeira de adultos



Encerrado temporariamente?

Tue, 14 Aug 2007 22:50:00 +0000

(image) Sabemos que é difícil a gestão de recintos de lazer e recreio públicos, uma vez que a desordenação dos espaços e equipamentos é assustadora na cidade de Lisboa.



Dá para entender como é que se pode colocar uma prancheta de aviso sobre um espaço que não tem delimitações, os equipamentos continuam ali a desafiar os petizes para ultrapassarem o risco e à mercê de quantos não passam diante do referido aviso?



o que fazemos

Tue, 14 Aug 2007 22:22:00 +0000

Onde intervimos, as nossas crianças brincam mais seguras!Desenvolvemos intervenções técnicas no terreno, procedemos a inspecções, auditorias, peritagens e pareceres técnicos sobre recintos onde estão implantados os parques de recreio e lazer, parques infantis, parques séniores, parques de terceira idade, parques de aventura, parques de cordas, parques aquáticos, parques desportivos, parque férias, campo férias, etc., com o fim de validar a sua utilização pelo público em geral e em especial pelas crianças, através da verificação da aplicação da legislação em vigor e da avaliação eficaz dos riscos que afectam a segurança quanto ao meio envolvente, ao recinto e aos equipamentos lúdicos de escorregas, baloiços, carrosseis, molas, cavalinhos, balancé, tobogãs, slides, malhas de cordas, varão de bombeiro, farois, barcos, casas, casinhas de madeira, esconderijos, cabanas, torres, torres de madeira, torres de cordas, torres de esclada, high ropes, low ropes, pneus de baloiço, entre muitos outros, para clientes como autarquias, junta de freguesia, juntas de freguesia, câmara municipal, câmaras municipais, colégio, colégios, escola, escolas, colégio particular, colégios particulares, infantário, infantários, condomínio, condomínios, condomínio privado, condomínios privados, empresa de construção, gabinete de arquitectura.Promovemos ainda a apresentação da documentação exigida legalmente sobre o espaço de lazer e recreio, bem como o desenvolvimento e a execução dos planos e programas de manutenção, verificando as disposições legais aplicáveis nas organizações responsáveis pela sua fiscalização e gestão dos parques infantis, parques séniores, parques de terceira idade, parques de aventura, parques de cordas, parques aquáticos, parques desportivos, parque de férias, campo de férias, etc. Concebemos planos adequados de formação profissional para profissionais de autarquias, junta de freguesia - juntas de freguesia, câmara municipal - câmaras municipais, colégio e colégios, escola e escolas, colégio particular, colégios particulares, infantário - infantários, condomínio - condomínios, condomínio privado - condomínios privados, empresa de construção, gabinete de arquitectura, gabinete de engenharia, gabinete de desenhadores dedicados à concepção, aquisição, compra, manutenção, reparação, fiscalização, gestão, direcção e administração de organizações responsáveis pela gestão dos parques infantis, parques séniores, parques de terceira idade, parques de aventura, parques de cordas, parques aquáticos, parques desportivos, parque de férias, campo de férias, etc., que lidam diariamente com equipamentos de lazer e recreio como escorregas, baloiços, carrosseis, molas, cavalinhos, balancé, tobogãs, slides, malhas de cordas, varão de bombeiro, farois, barcos, casas, casinhas de madeira, esconderijos, cabanas, torres, torres de madeira, torres de cordas, torres de esclada, high ropes, low ropes, pneus de baloiço, entre inúmeros equipamentos existentes.Comercializamos equipamentos de teste, bitolas de escrutínio de passagem de cabeça e ombros como simulação de corpos de dimensão das crianças, testes à prisão de roupas e artefactos têxteis que conduzam ao estrangulamento ou à estropiação de membros ou acidentes e quedas nos equipamentos de lazer e recreio como escorregas, baloiços, carrosseis, molas, cavalinhos, balancé, tobogãs, slides, malhas de cordas, varão de bombeiro, farois, ba[...]



Equipamentos - teste

Mon, 30 Jul 2007 13:58:00 +0000

(image) Dispomos dos equipamentos específicos para formação profissional e teste de espaços de jogos e recreio adequados para os métodos de ensaio experimentais e práticos para testar a segurança de parques infantis, parques de recreio sénior, parques de lazer e aventura e parques congéneres.

A Norma portuguesa EN 1176-1 enquadra e define os requisitos técnicos destes equipamentos de teste, por forma a validar efectivamente os requisitos de segurança definidos pela Norma e pela legislação em vigor no local de instalação dos parques infantis e similares.


A importância destes testes é vital para a prevenção de acidentes com as nossas crianças, jovens, adolescentes e adultos nos parques de lazer e recreio, infantis, aventura, aquáticos e séniores e certificar da segurança e adequação para o seu uso público.

Marcações de inspecções, auditorias, peritagens técnicas através de e-mail. Clique aqui




ID Fun - Leisure

Fri, 27 Jul 2007 14:13:00 +0000

Ficha blog fun - leisure

Objectivo do blog fun - leisure:

Este blog foi criado com a intenção de dar a conhecer a realidade sobre os parques infantis, parques seniores, parques aventura, parques aquáticos, equipamentos de lazer e divertimento em geral, bem como a promover uma cultura de excelência no serviço público em relação ao cidadão contribuinte e exigência deste para com as entidades responsáveis, preservando a segurança das crianças portuguesas nos seus tempos de lazer e diversão, promovendo as inspecções técnicas e peritagens regulares, independentes e idóneas, que promovam a qualidade e o bem estar em tempos de lazer.

Titulo Site :

Safety - Leisure - Fun

Descrição do blog fun - leisure

criança, brincadeira, diversão, parque infantil, parque aventura, parque diversões, parque terceira idade, parque sénior, carrossel, escorrega, baloiço, seguro, segurança, segurança infantil, seguros património,leisure, fun, child safety, child playground, playground, safe playground

Keywords do blog fun - leisure

criança, brincadeira, diversão, risco, gestão risco, risco infantil, parque infantil, parque aventura, parque diversões, parque terceira idade, parque sénior, parque aquático, equipamento, equipamento lazer, carrossel, escorrega, baloiço, tobogã, slide, cordas, malhas de corda, varão bombeiro, seguro, segurança, segurança infantil, seguros património, câmara municipal, junta frequesia, jardim infantil, escola, creche, infantário, inspecção, peritagem, auditoria, bitolas de teste, equipamentos inspecção,leisure, fun, child safety, child playground, playground, safe playground

Links do blog http://fun-leisure.blogspot.com/

Url blog fun - leisure
http://fun-leisure.blogspot.com/

RSS do blog fun - leisure
http://fun-leisure.blogspot.com/rss.xml

Atom do blog fun - leisure
http://fun-leisure.blogspot.com/atom.xml

RSS Outro Fedd fun - leisure
http://feeds.feedburner.com/LeisureFun



RSS Feed Safety - Leisure - Fun

Thu, 26 Jul 2007 16:59:00 +0000

RSS Safety - Leisure - Fun - Feed RSS Safety - Leisure - Fun

Aqui está o local onde é possível puxar o Feed de RSS do Blog Safety - Leisure - Fun.

Assim vai poder Receber os seus artigos sem vir ao Blog Safety - Leisure - Fun, passa a receber os mesmos por RSS.

Os Fedds RSS são uma ferramenta para quem desejar receber os artigos do Blog Safety - Leisure - Fun.

Usamos dois tipos de Feeds RSS Safety - Leisure - Fun o normal do
blogger e o do FeedBurner, escolha um dos feeds rss Safety - Leisure - Fun.

Também pode receber o artigos do Blog por um feed de xml, que está na tecnologia Atom - Feed
Atom Safety - Leisure - Fun.



Que amortecimento na queda?

Wed, 18 Jul 2007 08:35:00 +0000

(image) Este equipamento é sobejamente requisitado por bébés, crianças e jovens frequentadores do Parque Infantil da Serafina, em Pleno Monsanto.

O risco, a aventura e a altura constituem suficientes ingredientes para a atracção fatal: a queda.

Quem o frequenta e vigia o frequentador ou utente do Parque Infantil nem se dá conta do perigo que corre.

Quais os perigos envolventes deste equipamento? Simples e de fácil percepção à vista desarmada: acessos sem barreiras para crianças com menos de 3 anos, piso de cimento sem qualquer factor de protecção no amortecimento de queda, protecção desadequada para crianças no lancil superior, escadas de ferro sem guias ou corrimão, passadiço desadequado em tempo húmido (madeira) por se tornar escorregadio, arestas vivas em todo o recinto, entre outros elementos mais.

Palavras para quê? Há espera que algo aconteça...?

(image)