Subscribe: Marketing, Turismo & Cia.
http://marketingeturismo.blogspot.com/atom.xml
Added By: Feedage Forager Feedage Grade A rated
Language:
Tags:
cidade  convention visitors  convention  dos  evento  grossa  mais  pessoas  ponta grossa  ponta  pub  ref pub  ref  ser  sobre  turismo 
Rate this Feed
Rate this feedRate this feedRate this feedRate this feedRate this feed
Rate this feed 1 starRate this feed 2 starRate this feed 3 starRate this feed 4 starRate this feed 5 star

Comments (0)

Feed Details and Statistics Feed Statistics
Preview: Marketing, Turismo & Cia.

Marketing, Turismo & Cia.



Blog com idéias sobre marketing p/ destinos turísticos, turismo profissional, marketing empresarial e atitude. Por Daniel Wagner, do Hotel Planalto Ponta Grossa (PR)



Updated: 2016-09-27T13:26:00.021-03:00

 



Equipotel 2007

2007-09-12T00:09:20.266-03:00

(image)
Estamos aqui em S. Paulo, participando da Equipotel 2007.

Palestras bem interessantes no Simpósio Nacional de Hotelaria (evento paralelo), além dos expositores propriamente ditos.

Veja programação completa em www.equipotel.com.br



Ponta Grossa CVB comemora Famtour de prestígio

2007-08-24T23:53:14.368-03:00

Foi um sucesso o 2º FAMTOUR (viagem de familiarização) promovido pelo Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau, em parceria com o Sebrae, Paraná Turismo e Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, durante os dias 27, 28 e 29 de julho.

Participaram do evento aproximadamente 40 profissionais do turismo, divididos entre agentes de viagem, operadores de turismo e jornalistas, com um único objetivo: divulgar e comercializar Ponta Grossa e região e a Rota dos Tropeiros como destino turístico.

Conforme a programação, o grupo visitou parte dos atrativos contemplados nos 3 roteiros turísticos do Projeto Visite Ponta Grossa, lançado em maio deste ano pelo Convention.

Durante a sexta-feira, os participantes visitaram a Pousada Itáytyba, o Centro Histórico de Castro e Castrolanda. No sábado, foram conduzidos ao Buraco do Padre, Cânion do Rio São Jorge, Furnas Gêmeas e Capela Santa Bárbara. E para o últimos dia, o Famtour teve em sua programação visitas no Mosteiro da Ressurreição e no Safari"s Farm.

Como o 2º Famtour superou as expectativas, tanto dos organizadores como dos participantes, o Convention já cogita a possibilidade de realização de um 3º Famtour, desta vez destinado a profissionais ligados ao Ecoturismo e ao Turismo de Aventura.

A realização de Famtours é uma das formas mais eficientes de divulgar um destino turístico, visto que é uma iniciativa voltada para profissionais da área. Sendo assim, esta é mais uma ação estratégica na busca do principal objetivo do Projeto Visite Ponta Grossa e do Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau: "Contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico da região dos Campos Gerais, proporcionando novas possibilidades de emprego e divisas para a região".



A Disney ajudando os EUA a atender melhor os visitantes

2008-12-13T02:54:53.301-02:00

(image)
Interessante a notícia: "Aeroportos dos EUA usam know-how da Disney para receber turistas".

É uma boa iniciativa, para tentar amenizar a apreensão das pessoas que chegam aos EUA, e reduzir a "hostilidade" dos aeroportos.

E nada melhor do que a turma da Disney, sem dúvida os melhores do mundo para administrar filas & cia., para ajudá-los nesta tarefa.



Paul McCartney + Liverpool: Homenagem do Turismo

2008-12-13T02:54:53.457-02:00

(image)
Graças à história dos Beatles, a cidade de Liverpool, e o ex-beatle Paul McCartney acabam de receber o prêmio "Enjoy England Awards for Excellence".

Segundo a reportagem da Folha, graças aos Beatles, a cidade de Liverpool, que era apenas uma cidade industrial/portuária, transformou-se em um pólo turístico.

Eu mesmo, quando fui para a Inglaterra, programei visitar Londres e Liverpool, esta última especialmente por causa dos Beatles.

E na sua cidade, o que pode ser transformado em atração turística?



Transporte na Faixa, em Genebra

2007-01-24T20:59:01.170-02:00

(image) Muito boa a iniciativa do Convention de Genebra (Suíça).

Acabaram de lançar um cartão para o turista, que dá direito a usar todo o sistema de transporte da cidade, gratuitamente.

Veja mais em no site da Globo.com



Turismo já representa 10% dos gastos no cartão de crédito

2007-01-19T08:01:37.290-02:00

Acaba de sair na Folha de S. Paulo uma reportagem que mostra a evolução do Turismo, no share das transações de cartão de crédito.

Quase 1 em cada 10 reais gastos por brasileiros nos cartões do Itaú são em Turismo.

Viva o Turismo como agente de desenvolvimento sócio econômcio!

Veja mais em Folha Online - Dinheiro - Turismo e lazer representam quase 10% dos gastos com cartão - 18/01/2007



Blog da Marriott

2007-01-18T17:33:19.193-02:00

(image)

A rede de Hotéis Marriott, maior cadeia hoteleira do mundo, acaba de lançar um blog.

Na verdade, é o próprio CEO, Bill Marriott quem escreve neste blog.
Já era hora. Bem interessante que ele vai comentar vários cases do seu dia a dia e da história da empresa.

Confira em Marriott on the Move.

Fio feliz em saber que o Hotel Planalto Ponta Grossa saiu na frente daoMarriott, pois o nosso blog já existe há mais de um ano!



O seu NOME é importante

2007-01-15T14:05:56.776-02:00

(image)




Segundo Dale Carnegie, renomado autor de livros de relações humanas, entre eles o best seller "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" (leitura recomendadíssima!), "o nome da pessoa é o som mais doce que ela pode ouvir".

Faz parte da natureza humana.

Se chega às suas mãos uma foto de um grupo de amigos do qual você participa, qual a primeira pessoa que você procura? Somos todos um pouco egoístas nesse sentido.

E o Banco do Brasil acabou de ter uma ótima sacada com essa idéia de colocar o nome do cliente "Banco do Fulano" e assim por diante.

Pode parecer besteira, mas funciona, foi uma grande idéia!



Paris - Turismo vs. Sindicatos

2007-01-09T20:55:49.830-02:00

(image) Está armada a confusão em Paris.

O comércio e a cidade, para agregar valor, turisticamente falando, quer ampliar o horário de atendimento das suas lojas - em especial as mais famosas (Galerias Lafayette, etc.)

Desenvolvimento do turismo de compras = mais empregos, mais vendas.

Mas...

Os Sindicatos não querem nem saber; assim como os do Brasil (ou até piores), eles querem que a cidade mantenha os curtos horários de funcionamento, fazendo com que muitos turistas prefiram fazer suas compras em outras cidades como Londres e Dubai.

Chegam até a ameaçar greves.

Leia mais em O Globo.

E você, o que acha dessa história toda?



Famtour em Ponta Grossa

2007-01-10T01:30:49.066-02:00

(image)
(image) Neste último fim de semana (1 e 2 de dezembro), através do Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau, promovemos um famtour com agentes de viagens e jornalistas, pela nossa região.

Foi um sucesso.

O Roteiro:
Dia 1/2
- Parque Estadual de Vila Velha
- Rua XV de Novembro
- Botequim
- Desfile de Abertura da Münchenfest
- Jantar na Churrascaria Lugano
- Münchenfest
- Hospedagem no Hotel Planalto e Bristol

Dia 2/2
- Mosteiro da Ressurreição
- Safári's Farm

Seguem algumas fotos.



Natal de Alegria

2006-11-25T12:46:32.366-02:00

(image)
Estamos iniciando em Ponta Grossa, uma campanha, através do Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau, chamada "Natal de Alegria".

A idéia é que possamos "costurar" as diversas iniciativas ligadas ao Natal, e transformá-las em um "fato turístico", motivando pessoas de outras cidades a visitarem Ponta Grossa na época do Natal.

São as cantatas, o Natal Sem Fome, o Natal do Din-Din (campanha do comércio), entre outras ações, que serão complementadas com o Desfile de Natal e o Concurso de Decoração (residências e empresas).

Maiores informações no site oficial do Natal de Alegria.



UM FATOR CRÍTICO PARA O SEU EVENTO

2006-11-15T23:16:10.913-02:00

Este é o texto que foi publicado na última "Coluna do Convention", no dia 12/11.UM FATOR CRÍTICO PARA O SEU EVENTOO Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau (PG C&VB) foi criado com o objetivo de aumentar o número de visitantes para nossa região, o que vai nos proporcionar maior desenvolvimento sócio-econômico. A captação e a geração de novos eventos é uma das melhores ferramentas para incrementarmos o fluxo de turistas.Temos observado porém, que há certas decisões que podem contribuir com o sucesso ou com o fracasso de um evento. Fatores como a escolha do local mais adequado, quais empresas e prestadores de serviço irão trabalhar no evento, são alguns dos itens mais óbvios. Com relação à divulgação do evento, quanto antes for iniciada, mais pessoas saberão que tal evento acontecerá, o que é a garantia de maior número de participantes.Mas existe um fator que pode ser considerado crucial, ao se decidir realizar o evento: a data. A escolha de uma data inadequada prejudica todo o restante do trabalho de preparação do evento. Em especial, quando 2 ou mais eventos são realizados na mesma data – torna-se um sério problema para ambos os eventos: a rede hoteleira não tem capacidade para acomodar todos os participantes, os restaurantes ficam lotados e o serviço pode ser prejudicado; e normalmente esta coincidência de datas acontece porque os organizadores de um dos eventos não sabia da existência do outro, e vice-versa.Porém, há uma forma de se evitar tal situação: o Calendário de Eventos. Pensando nisso, o PG C&VB criou um portal na Internet, gratuito para consultas, com a intenção de que se possa saber quais eventos acontecerão nos Campos Gerais, com a máxima antecedência possível, além de divulgar a região e as opções de hotéis, restaurantes e fornecedores para os eventos e para os nossos visitantes.A intenção é organizar uma agenda de eventos onde os internautas possam saber mais sobre os eventos e a sua programação, garantindo o sucesso do evento junto aos participantes, e também para que a nossa própria população saiba o que acontece na região, em termos de lazer, festas, apresentações, palestras – enfim, uma variada gama de atividades.Para que isso tenha uma eficiência ainda maior, o portal precisa ser alimentado com as informações sobre os eventos que vão ocorrer.Você está sabendo ou organizando algum evento?Entre em contato conosco, consulte nosso portal, e vamos inseri-lo em nosso Calendário de Eventos – desta forma você ajuda a evitar sérios problemas para o seu evento.Quem pode fazer parte do Convention? Toda empresa, entidade ou pessoa física pode participar.Saiba como você, sua empresa e toda a região podem se beneficiar com o desenvolvimento do Turismo nos Campos Gerais.Associe-se ao Convention! – Visite o nosso portal www.pontagrossacvb.com.br, ou fale conosco: info@pontagrossacvb.com.br e fone (42) 3220-7250.ca-ref-pub-1075421934089307[...]



Marketing Viral no You Tube

2006-11-03T12:10:44.140-03:00

(image)
Nada como despertar a curiosidade das pessoas.

A empresa Blenctec, que fabrica liquidificadores, criou uma série de vídeos que mostram o seu liquidificador tentando moer/misturar/triturar algum insumo específico.

Coca Cola + Frango
Mármore
e muitas outras coisas

E foi tudo para o YouTube.



A incrível (e triste) influência da TV sobre as pessoas

2006-10-30T23:49:22.066-03:00

(image) É absurda a influência que a TV ainda tem sobre as pessoas.

Ontem, enquanto acompanhava a apuração dos votos do 2o. turno das Eleições para Governador do Paraná, tínhamos os resultados online, direto do site da Justiça Eleitoral, em tempo real.

Ao mesmo tempo, a TV estava ligada e também estava dando as informações - porém com um relativo atraso em relação à Internet.

A hora que eu falei que "o Requião virou o resultado sobre o Osmar Dias", foi comemorada - mas algumas pessoas parece que só tiveram certeza disso quando os exatos mesmos dados que eu havia lido no site da Justiça Eleitoral apareceram na TV - e aí disseram, convictos: "é verdade, deu na Globo".

Pode um absurdo destes?
Até quando?!?!?!?!?



A Limpeza das Cidades

2006-10-20T09:06:15.293-03:00

(image)
No domingo do 1o. Turno das Eleições, publicamos na Coluna do Convention, um texto falando sobre a importância de termos uma cidade limpa.

Coincidentemente, o dia das eleições é talvez a data do ano em que as ruas estão mais sujas, com santinhos e folhetos dos candidatos.

O fato é que o texto teve uma boa repercussão junto à comunidade de Ponta Grossa.

Aí vai:

CIDADE LIMPA

Em levantamento preliminar feito através dos questionários nos quais o Convention pede aos visitantes de Ponta Grossa para responderem, avaliando os fatores positivos e negativos de sua passagem pela cidade, vimos que o que tem causado maior impacto negativo nos visitantes tem sido a questão da Limpeza da Cidade.

Podemos interpretar que nossa cidade não transmite aos nossos visitantes uma boa impressão, sendo fator altamente negativo a limpeza de nossas ruas e o lixo não acomodado, ou acomodado em lugares impróprios.

Para as pessoas que aqui vivem pode-se ter a impressão de que isto é normal, mas para um turista que muitas vezes espera um local igual ou melhor do que aquele de onde ele vem, este aspecto torna-se bastante crítico.

Pesquisas feitas pela Embratur e por diversos órgãos ligados ao Turismo mostram que a Limpeza Pública é um dos itens que mais importam para os turistas em viagem pelo Brasil, ao lado de questões como a sinalização e a segurança pública.

A cidade, para ser boa para as pessoas de fora, precisa também ser agradável para seus próprios habitantes – e a questão do lixo é crucial nesta busca por uma melhor qualidade de vida.

Para que este quadro melhore, duas ações podem ajudar: primeiro, é preciso que se mudem os hábitos da população, desde a geração do lixo e o cuidado ao depositar seus resíduos, e também uma maior atuação dos órgãos públicos e privados, em seus serviços de coleta do lixo. Tudo começa com as pessoas, pois são elas que geram o lixo, e podem mudar esta situação separando para reciclagem tudo o que for possível, gerando assim menor quantidade; e aquilo que tiver de ser destinado à Limpeza Pública, deve ser bem acomodado. E por fim, o alerta às nossas autoridades, para que a cidade tenha mais lixeiras, e assim os usuários tenham condições de dar o devido destino ao lixo.

Este artigo tem a intenção de fazer um alerta para que tenhamos maior cuidado com o nosso lixo, tendo uma cidade mais limpa e melhor para se viver, não só para nossos visitantes mas para nós mesmos.

Fica assim o nosso convite a uma cidade mais limpa e bonita para vivermos, e com maior potencial turístico.



Marketing para Entidades s/ Fins Lucrativos

2006-10-16T15:23:47.526-03:00

(image) No blog da Laura Ries, filha do grande Al Ries (autor de "Posicionamento", "Marketing de Guerra", e outros), temos um belo artigo sobre Marketing para Entidades Sem Fins Lucrativos.

No caso, eles falam principalmente em entidades de assistência social; mas penso que os princípios são muito válidos também para entidades como um Convention & Visitors Bureau, que da mesma forma, não visa lucro, e tem uma finalidade de atingir um bem comum - que é o aumento do número de visitantes para o seu destino turístico.



Patagônia - Promoção Turística Conjunta

2006-09-04T18:39:40.100-03:00

(image)
Chile e Argentina vão promover a Patagônia, belíssima região turística na fronteira destes países.

Com isso, certamente vão economizar esforços, e terão bons resultados em conjunto.

Leia mais no portal Globo



Turismo de Negócios x Preservação Meio Ambiente

2006-07-24T21:53:26.630-03:00

(image)
Os viajantes a negócio, os chamados "business travellers" são uma das fatias mais representativas da indústria de viagens e turismo.

Sendo assim, este grupo tem um "potencial poluidor" muito grande. Desta forma, vale a pena ler o artigo de David Grossman, em sua coluna do USA Today, falando sobre as tendências dos hotéis trabalharem visando à preservação do meio ambiente.

Fico feliz em ver que o nosso Hotel Planalto já tem adotado práticas para colaborar com a preservação do planeta - veja algumas no Blog do Hotel Planalto

Leia mais em USATODAY.com - It's not easy being green: "green "



Artigo: Pesquisa Turística

2006-07-17T17:59:51.276-03:00

(image)
Este artigo saiu no último fim de semana (16/7/2006).
Por sinal, a coluna começou a ser publicada também no Jornal da Manhã.

Já está disponível nos hotéis conveniados ao Ponta Grossa C&VB um questionário a ser respondido pelos hóspedes destes estabelecimentos, que corresponde a uma Avaliação da Cidade de Ponta Grossa. Nela, são avaliados os aspectos referentes à estrutura que o visitante utilizou durante sua permanência na cidade.

A avaliação será utilizada para que possamos, dentro de algum tempo estar analisando os pontos fortes e fracos que temos, dentro da ótica dos visitantes que utilizam os serviços.


Analisando o motivo da viagem deste visitante, se é a passeio, a negócios, visita a familiares, eventos ou outros motivo, bem como onde ele encontrou informações sobre Ponta Grossa (Internet, rádio, revistas , jornais, amigos, TV, folhetos ou por outros meios), podemos desenvolver ações para fortalecer o marketing turístico da região, após conhecer melhor nosso público alvo.


Também é questionado na Avaliação sobre os pontos turísticos: se o viajante recebeu as informações necessárias, se localizou com facilidade os pontos de visitação pretendidos, e se gostou do passeio . Um outro ponto é que tipo de transporte utilizou na cidade: táxi, ônibus ou vans; e ainda sobre a hospedagem e serviços de alimentação: como foi a estrutura dos estabelecimento, o atendimento e os preços.


Pergunta-se também sobre os itens ligados à Gestão Pública da cidade, como limpeza, segurança, sinalização urbana, e se a viagem correspondeu às expectativas do visitante.


O turista que vem até nossa cidade, qualquer que seja o motivo da sua visita, é como o cliente de uma empresa, a ser descoberto e cujas necessidades devem ser atendidas.

Com esta avaliação feita pelos próprios usuários dos serviços, poderemos planejar ações que sejam desenvolvidas para melhor recebê-los, fortalecendo a região turisticamente, de modo a incrementar nossa Economia.



Artigo

2006-07-12T12:05:57.116-03:00

A partir deste post, começo a reproduzir aqui os nossos artigos que saírem nos principais jornais, no tocante ao Turismo.

Este aqui saiu no último domingo de junho, no Diário da Manhã e no Diário dos Campos.



O Papel de um Convention Bureau e o conceito de Turismo

O Presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz esteve palestrando no I Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux, em São Paulo, nesta semana (21 a 23/6).
Durante o encontro, o Presidente expôs suas idéias a respeito de como ele vê a promoção dos destinos turísticos, e as mudanças ocorridas nos últimos tempos.

Em primeiro lugar, cabe destacar a evolução do comportamento do consumidor – as pessoas não compram mais uma viagem motivadas única e exclusivamente por causa da propaganda. Há muitos outros fatores envolvidos, como as recomendações de pessoas conhecidas sobre a qualidade do destino, a experiência do agente de viagens para aconselhar sobre as melhores opções, entre outras.

Importante também observarmos que as relações de trabalho não são mais como antigamente. Férias de 30 dias são cada vez mais raras, de modo que as pessoas têm procurado conciliar o seu lazer durante viagens a congressos, e outras oportunidades.

E ainda, a disseminação de novas tecnologias, que reduziu o número de intermediários e barateou os custos, democratizando o acesso às informações – colocando o conhecimento à disposição de qualquer consumidor munido de acesso à Internet.

A palavra "turismo" ainda é vista por muitos, inicialmente como uma simples atividade lúdica, de lazer, sinônimo de férias. Não deixa de ser verdade, do ponto de vista do viajante; mas vale lembrar das milhares de pessoas inseridas na cadeia produtiva, trabalhando para que este turista desfrute de uma boa experiência: companhias aéreas, hotéis e pousadas, empresas de transporte, agências e guias de turismo, e todos os demais ligados à atividade turística.

Com base nestas observações, fica lançado o desafio e a motivação para transformarmos nossa região em um destino turístico de qualidade, de modo que as pessoas que nos visitarem recomendem-nos a seus amigos e familiares; e ainda para que tenhamos criatividade para captarmos e gerar novos eventos, estimulando a visitação aos Campos Gerais por um maior número de pessoas.

Aí está o papel de um Convention & Visitors Bureau – promover a região, para aumentar o fluxo de visitantes, proporcionando desenvolvimento sócio econômico através da geração de emprego e renda.



Copa do Mundo p/ atrair investimentos

2006-07-07T16:27:32.896-03:00

Com todas as atenções voltadas para a Alemanha durante a Copa do Mundo, os germânicos estão aproveitando o evento para capitalizar a idéia "Invista na Alemanha", a Terra das Idéias (Land of Ideas)

(image)

Quem nos mostra isso é o blog Road Gladiator em RoadGladiator: Promoting German Business During the World Cup



Colégio Júlio Teodorico

2006-05-31T17:12:30.253-03:00

(image)
Esta noite eu converso com os alunos do Curso Técnico em Turismo do Colégio Estadual Júlio Teodorico

Vamos apresentar o que é um Convention & Visitors Bureau, e como o Ponta Grossa C&VB pode contribuir com o desenvolvimento da cidade.

É claro que, no meio da conversa, o pessoal sempre acaba perguntando algo sobre hotelaria, em função da minha vivência no Hotel Planalto Ponta Grossa.

Vamos lá!



Futebol - impulsionando o Turismo

2006-05-30T17:59:07.940-03:00

(image)
Ano de Copa do Mundo - e é óbvio que o Turismo na Alemanha vai ser muito beneficiado com os milhares (milhões?) de visitantes que estarão por lá especialmente para o evento.

Mas não é só na Copa que dá para se tirar um bom proveito, a partir de um simples jogo de futebol.

A cidade de Paris, ao sediar a final da Copa dos Campeões, o jogo entre Barcelona e Arsenal, teve lotação em função da partida estar sendo realizada na capital francesa, que foi invadida pelos torcedores britânicos e espanhóis.

Leia mais em Barcelona v Arsenal: Paris Wins in the Hotel Industry! :: Hotel News Resource

Turismo + Esporte, um ótimo negócio!



Beatles - observação do Seth Godin

2006-04-02T11:45:46.033-03:00

(image)

Nosso grande guru do marketing de permissão, Seth Godin, postou umas idéias legais sobre o sucesso dos Beatles.

Como eles se tornaram bem sucedidos?

Segundo os comentários de Seth, no início da carreira, eram eles perseguindo as coisas, e gradualmente, eles se tornaram os perseguidos da história (no bom sentido).

Vale a pena dar uma olhada - leia mais no blog do Seth Godin.



Trabalho em Equipe

2006-03-27T23:01:03.760-03:00

Sou assinante do Podcast "Motivation on the Run", o qual sempre proporciona boas idéias e comentários inteligentes.

Não sei se você conhece aquela palavra SMART (Esperto, em português), que se refere a Metas, onde cada letra tem um significado:

S - Specific (Específico)
M - Measurable (Mensurável)
A - Achievable (possível de ser Alcançada)
R - Realistic (Realista)
T - Time Sensitive (atrelada a um certo Tempo)

Pois bem, o autor do Podcast, Larry Hendrik, esteve pensando na importância de se incluir mais uma letra "R", de Reward (Recompensa) - e aí surgiu a necessidade de que fosse criada a palavra SMARTER (Mais Esperto).

Mas faltava a letra "E" - o que fazer, que termo deveríamos incluir para completar a palavra SMARTER ???

Eu fiquei pensando naquilo por uns 3 dias, e aí de repente, do nada, surgiu: "ENTUSIASMO!!!"

Então, eu mando para o Larry um comentário no blog, e ele simplesmente ADOROU.

O resultado: SMARTER, sendo o E de minha autoria, e o R de autoria do Larry.

A Internet é fantástica para se trabalhar em equipe!

Leia a conclusão em Motivation on the Run