Subscribe: Reflexões e arte
http://bellsmeira.blogspot.com/feeds/posts/default
Added By: Feedage Forager Feedage Grade B rated
Language:
Tags:
até  bem  bom  coisas  cozinha  estou  fazer  livro  mais  melhor  muito  nos  não  quando  sem  sempre  ser  sobre 
Rate this Feed
Rate this feedRate this feedRate this feedRate this feedRate this feed
Rate this feed 1 starRate this feed 2 starRate this feed 3 starRate this feed 4 starRate this feed 5 star

Comments (0)

Feed Details and Statistics Feed Statistics
Preview: Reflexões e arte

Reflexões, arte e cozinha!!!!



Refletir apenas, sem ao menos saber se tem razão... Arte apenas, sem saber se o que se faz é realmente arte... Apenas... compartilhar o que se pensa, compartilhar o que se pensa ver. E agora cozinhar! Muito!



Updated: 2016-09-08T01:35:29.387-03:00

 



Chocolate

2016-01-03T10:00:25.082-02:00

(image)
Johnny Depp dispensa comentários! Adoro a diversidade de papéis que ele faz e esse é mais um exemplo de uma atuação maravilhosa!
 
O que mais gosto no filme é a forma como ele aborda o preconceito vivido por uma mulher que cria sua filha sozinha e trabalha para se sustentar. Ela fabrica chocolates bem singulares e através de sabor do chocolate vai conquistando seu espaço. O filme mostra também uma produção bem artesanal do produto e é apaixonante!
 
Onde entra Johnny Depp nisso? Não é o protagonista... mas tem uma atuação marcante!
 



Viver é comer - um diário de amantes de gastronomia

2015-12-30T17:52:02.305-02:00

 
Tenho paixão por leitura, mas com a vida corrida nem sempre dá para ler tudo o que eu gostaria, mas finalmente as férias chegaram e a pilha de livros começa a diminuir.
 
Para os amantes de gastronomia, o livro Viver é Comer de James e Kay Salter é um deleite. Apresenta para cada dia do ano uma história a ser contada, uma lembrança de um jantar, uma receita, uma curiosidade sobre o mundo da culinária... é inspirador para aqueles que cozinham por prazer!
 
 
 



A Itália de Jamie

2015-12-28T13:56:05.526-02:00

(image) Gosto muito das propostas apresentadas pelo chef Jamie Oliver, apesar das críticas que recebeu sobre os comentários acerca de nosso brigadeiro.
Tenho alguns livros dele e acho bem interessante o fato de não ser apenas um livro de receitas. Alguns falam sobre o cultivo dos ingredientes, outros sobre a história daquele prato, enfim... algumas curiosidades e dicas que valem mais do que muitas receitas que a gente pode encontrar por aí.
Hoje escolhi falar do livro "A Itália de Jamie".
Eu estava em busca desse livro há alguns anos, cheguei a encomendar uma vez, porém não tinha o livro no estoque, já que é uma publicação de 2007.
Neste ano fui à Bienal do Rio de Janeiro com uma amiga e para minha surpresa e felicidade fui presenteada por ela com o livro. Nem preciso dizer que AMEI!!!!!
No livro, além de receitas, ele relata a experiência que teve com a culinária local e fala da origem de alguns pratos. Vale a pena realizar a leitura além de conhecer alguns preparos de fácil execução para o dia a dia.




Cheesecake de abacaxi

2015-12-27T17:47:16.887-02:00

Olá! Sumida há bastante tempo, retorno para me dedicar um pouco mais ao blog...
Neste Natal coloquei os dotes culinários à prova (só preciso melhorar o da fotografia!) Vamos lá!
 
(image) INGREDIENTES
Massa do cheesecake:
1 pacote de biscoito maisena (200g) e 4 colheres de sopa de manteiga sem sal, pode-se colocar um pouco mais se achar necessário para dar liga ao colocar na forma.
 
Recheio do cheesecake:
2 xícaras de ricota amassada (1 ricota é suficiente e ainda sobre um pouco dependendo do tamanho)
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
meia xícara de leite
um pacote de 12g de gelatina sem sabor
 
Cobertura do cheesecake:
3 xícaras de abacaxi bem picadinho
3 colheres de açúcar refinado
3 colheres de mel
Reservar algumas rodelas de abacaxi para a decoração
 
MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno em temperatura de 180ºC
Triture os biscoitos no liquidificador. Coloque em uma vasilha e misture com a manteiga usando as pontas dos dedos até formar uma farofa. Com essa mistura, forre o fundo de uma forma de fundo removível, apertando com os dedos. Leva ao forno até dourar (cerca de 10 min ou menos se o forno for potente). Deixe esfriar.
 
Em uma panela derrame o leite e polvilhe a gelatina sem sabor, deixando hidratar por cerca de 5 minutos. Após esse tempo, dissolva em fogo baixo sem deixar o leite ferver. Coloque essa mistura de gelatina e leite no liquidificados, juntamente com o leite condensado, o creme de leite e a ricota.
 
Coloque essa mistura sobre a massa já fria e leve a forma na geladeira para que o recheio fique firme. Enquanto isso, vamos à cobertura!
 
Excetuando as rodelas reservadas para a decoração, leve os ingredientes ao fogo por cerca de 10 minutos até o abacaxi apresentar uma cor bem amarelinha. Mexa de vez em quando.
 
Quando essa cobertura esfriar e a massa da geladeira já estiver bem firme, derrame a cobertura sobre a cheesecake, tendo o cuidado de não colocar muita calda. Decore com as rodelas de abacaxi.



Pão de Alecrim

2015-06-29T15:58:15.050-03:00

Fazia tempo que eu não dava a devida atenção aqui... hoje parei para ler e escrever um pouco também. Mas com esse tempinho bom de ficar em casa, nada melhor do que sentir o cheiro do pão fresco que se espalha pela casa afora...

Ingredientes
500g de farinha de trigo
5 g de leite em pó
10g de sal
20g de açúcar
20g de manteiga sem sal
280 ml de água
5g alecrim bem picado
25 g de fermento fresco

Peneire a farinha de trigo.
Faça uma esponja colocando todo o fermento, 100g de trigo e toda a água. Reserve essa mistura por uns 20 minutos, deve ficar bem tampada.
Acrescente o restante dos ingredientes, misture com movimentos circulares, sove a massa até que fique lisa. Modele, coloque na forma e deixa descansar até dobrar de volume.
Leve ao forno preaquecido por 180ºC.
Retire da forno assim que dourar e antes de cortar, deixe o pão suar um pouco.







Tabule de quinoa

2014-08-16T17:08:48.667-03:00

Ingredientes:
(image) 100g de quinoa;
1/2 pepino descascado e picado em cubos pequenos;
1/3 cenoura picada em pedaços pequenos;
1 tomate picado em pedaços pequenos;
1/2 cebola picada em pedaços pequenos;
suco de meio limão;
azeite;
sal;
pimenta do reino;
salsa e cebolinha picadas.

Modo de preparo:
Lave a quinoa.
Cozinhe por aproximadamente 15 minutos ou até formar pequenas "argolinhas".
Escorra bem. Acrescente o pepino, cenoura, cebola, tomate, salsa, cebolinha e misture.
Coloque o quanto bastar de sal e pimenta do reino e vá acrescentando o azeite e suco de limão aos poucos até chegar ao seu gosto.

Bom apetite!




Comida saudável

2014-03-21T09:40:50.566-03:00

Todo início de ano é a mesma coisa, milhares de mulheres podemos ouvir prometer que neste ano eu emagreço, mas gente, vamos combinar, ô comidinha sem graça que costumam empurrar para aqueles que precisam perder peso... Aí não há dieta ou reeducação alimentar que resista! Pelo menos era o que acreditava até começarem as aulas de comida saudável no curso de chef.

ADOREI!! Ficou mais fácil pensar em dieta com algo visualmente gostoso e com sabor agradável, não aqueles pratos sem sabor.

Nessa semana fizemos feijoada vegetariana, brownie, panquecas de farinha de quinoa com os seguintes recheios: palmito e tomate seco; cogumelos e berinjela com queijo de cabra.
Fiquei mais impressionada com a feijoada, até o odor que emanava pela cozinha era de uma feijoada completa, o sabor considerei muito similar também. As panquecas estavam uma delícia!
Assim que tiver um tempinho para cozinhar coloco algumas fotos e uma receita da massa de panqueca.



Meus primeiros pastéis!

2014-03-17T09:45:45.248-03:00

Pastel de feira trás uma lembrança boa. Gosto de infância quando eu ia para outra cidadezinha próxima comer pastéis com a família.
Era ir à feira e comer pastéis com caldo de cana. Deliciosos!!!!!
Aí passeio pela cidade atualmente e vejo aqueles pastéis feinhos, com cara de fritura em óleo velho e desanimo de provar. Mas estava com uma vontade...
Então resolvi tentar fazer a massa em casa e deu super certo. Minha dificuldade, como podem ver na foto, foi cortar tudo de um único tamanho, mas valeu a experiência. (E arrumar bonitinho na travessa também foi complicado rs) Ficou muuuuuiiiiiito bom!!!!! Meu irmão, que não teve a possibilidade de ir nesses passeios à feira, pode provar um pouco das minhas lembranças de criança.





Quiche lorraine

2014-01-07T16:19:27.000-02:00

Nesses dias fiz uma quiche para a família de abóbora com carne seca e agora virou moda! Minha mãe adorou tanto a massa que vive inventando coisas para se fazer uma quiche. A minha dieta está quase se tornando tortura visto que eu faço e fico olhando todos comerem... muitas vezes não resisto e acabo comendo!
Hoje foi dia de mini quiche lorraine:
 Bem fácil de fazer!!

Ingredientes da massa:
125g de manteiga sem sal
300g de farinha de trigo
1 ovo
sal o quanto baste
e água gelada se for necessário para dar a liga na massa (nunca precisei, mas...)

Misture tudo com as mãos e coloque na geladeira por 30 minutos.

Ingredientes do recheio:
250ml de leite
400g de creme de leite
5 ovos
sal, pimenta do reino e noz moscada o quanto baste (eu coloco uma pitada de cada).

Bater tudo no liquidificador e reserve.

Corte cubinhos de bacon e frite-os em um pouco de azeite ou óleo. Acrescente uma cebola bem picadinha e deixe dourar um pouco.

Para a montagem:
Forre a forma de quiche com a massa.
Acrescente o bacon e a cebola
Coloque por cima o recheio reservado anteriormente.

Leve ao forno (180°C) por aproximadamente 25 minutos e depois venha me contar o que achou!!!
Bom Apetite!!!







Café da manhã com muito carinho!

2014-01-07T15:22:16.984-02:00

Acordei cedo por esses dias e fui para a cozinha. Nada melhor do que cozinhar para as pessoas que você ama.
Testei uma receita que encontrei em um blog e deu super certo, que foram uns biscoitinhos de canela. Acabei por colocar um açúcar de confeiteiro polvilhado por cima... ficou uma delícia e o sucesso foi total!


No embalo, aproveitei para fazer pães integrais. Cedinho, aquele cheiro de pão fresco invadindo a casa e acordando quem ainda dormia. Tentador sair da dieta, logo escolhi os integrais para não pesar tanto a consciência. Até meu irmão, que não é lá muito fã de pão integral, adorou e comeu vários!!! Está pedindo bis!





Acho que nessas férias tenho tomar cuidado para não ganhar uns quilinhos extras!!



2014!!!

2014-01-06T12:01:49.035-02:00

Há alguns anos venho falando sobre metas a serem alcançadas. Em 2013, postei uma pequena lista, mas durante o ano novas ideias foram surgindo e acabei modificando quase a lista toda! rsrs
O quarto foi reformado, o jardim foi cuidado, as coisas foram se simplificando aos poucos.
Em 2014 me dei o luxo de reduzir a carga horária do trabalho e já estou me sentindo melhor por isso. SIMPLIFICAR continua como meta, dentre outras.
Refletindo sobre o ano de 2013, acabei com um saldo positivo no final das contas. Estou agora em processo para mudar de profissão, um desafio e tanto! Mas estou animada com isso. Será a minha meta para final de 2014, assim que concluir o curso de chef. Pode ser que eu vá trabalhar de ajudante de cozinha, mas vou feliz! 
Então, são poucas coisas que eu quero neste ano:
SIMPLIFICAR
COZINHAR
ESTUDAR
E outros objetivos que possam surgir no meio do caminho...


 



cheesecake de goiabada

2013-12-24T12:48:01.910-02:00

Há coisa melhor para relembrar os velhos tempos do que cozinhar com amigos?

Nesse domingo, eu e uma das minhas melhores amigas matamos essa saudade! Fomos para cozinha juntas preparar um cheesecake de goiabada. Aí está a obra pronta! Que venham outras!!




Boas Festas!!!!

2013-12-24T11:50:46.571-02:00

Boas Festas!!

Que neste dia 25 o verdadeiro sentido do Natal seja lembrado em cada lar! Que o espírito da festa seja humildade, serenidade, confiança, amor ao próximo e paz! 

Que a gente consiga não se influenciar por esse mundo consumista que nos impõe a necessidade de adquirir produtos que supostamente trarão a felicidade e alegria do Natal!

Que a gente consiga esquecer os presentes e lembrar do amor e do carinho! Que a gente seja capaz de amar ainda mais! De querer bem ainda mais!

FELIZ NATAL!!!!!




Sem açúcar com afeto

2013-12-24T12:03:21.815-02:00

Estou iniciando a leitura de um livro que promete ser bem interessante: "sem açúcar com afeto/ como evitar um vício doce e mortal" de Sonia Hirsch.
Temos o hábito de introduzir o açúcar na alimentação já bem cedo, lá quando o pequeno bebê começa a chorar, uma chupeta com mel, com açúcar, uma balinha e por aí vai. Quando nos damos conta estamos sempre com vontade de comer aquele docinho, tão doce, apetitoso... que nos faz até esquecer dos riscos por trás de uma aparência tão inocente.
Bom... comecei a ler o livro... com diversas informações sobre os riscos à saúde, mas também com diversas opções para que precisa diminuir ou quer cortar esse ingrediente de sua dieta.
Breve coloco as dicas! Depois de testá-las claro!!!!!



Flor de pimenta

2013-12-01T22:03:31.946-02:00

Nada melhor do que colher no quintal o fruto de seu trabalho (no meu caso, do trabalho da minha mãe)...

Eu adoro pimentas! Dedo-de-moça, malaguetas, bispo, enfim, todas elas!!! Quer me ver feliz? Dê me uma pimenteira! São quase como livros, nunca são demais!
Costumo colocar em quase tudo quando estou cozinhando só para eu comer!
Conservo-as em azeite na geladeira para quando elas estiverem escassas. 
Outra coisa que me apetece bastante são as geleias de pimenta! Faço com abacaxi, maçã ou morangos...
São bem ingredientes bem versáteis, embora não seja tão reconhecido assim por muitos...





Torta de Morango

2013-11-23T17:48:23.915-02:00

Pão de ló:
150g de açúcar, 5 ovos, 150g de farinha de trigo e 5 ml de essência de baunilha.
Bater ovos e açúcar até dobrar de volume; adicionar a farinha de trigo peneirada mexendo com espátula delicadamente. Por em forno convencional por uns 20 min. (Cada forno pode ter um tempo diferente, espete o palito para ver se sairá sequinho).

Recheio:
2 caixas de morangos lavados e picados pequenos; 1 rama de canela; 120g de açúcar.
Mexa tudo até dar o ponto de geleia (ela fica mais escura e reduz de volume).

Merengue suíço:
125g de clara; 250g de açúcar refinado.
Bata em banho-maria até atingir 50ºC, depois leve a batedeira e bata até formar picos no batedor de arame.

Monte sua torta e use a criatividade para decorar!




Consumo X Alimentação

2013-11-20T16:04:19.700-02:00

Sempre fui contra o consumismo exagerado, tendo poucos vícios que me traem nesse assunto (confesso: não sou perfeita), mas interessada no tema busco estar pesquisando sobre este, considerando diferentes enfoques.Em um desses momentos de pesquisa percebi que muito se fala sobre o consumismo estando relacionado à bolsas, sapatos, móveis (querendo ou não me parece que tentam relacionar a imagem feminina ao consumismo), objetos, mas nunca à comida!O setor alimentício, de uma forma quase imperceptível, é influenciado também pelas tendências de consumo. Aquilo que cada um pode comer, o restaurante que pode frequentar, tornam-se status para muitos, sem que isso represente necessariamente qualidade no serviço que é oferecido.Aqueles que se preocupam com status normalmente não se preocupam com desperdício, se me permitem o exagero, visto que o consumo é o foco e não o prazer em comer.Nesse mês de outubro presenciei três situações que me chamaram atenção... não farei aqui uma propaganda negativa, mas relatarei o que passei, então tirem suas próprias conclusões à respeito...Eu e três amigas fomos em um restaurante conhecido de Petrópolis. Chegamos com o restaurante quase vazio, pedi um drink fácil de ser feito, demorou mais de 15 minutos para chegar à mesa e assim foram com os outros pedidos. Batata-frita mais de 20 minutos para chegar... alias até para conseguir que o garçom viesse à mesa era difícil. Nesse local não volto mais! Tomei a decisão depois de chamar o garçom e ele soltar um "Que quê foi?" de cara feia.Questão de status nesse caso! O único motivo que me levaria a frequentar o local novamente é o nome!No outro fim de semana, fui visitar um restaurante mais simples: Caneco de Barro! Aqui faço questão de falar o nome! Casa cheia, chegamos em um grupo de seis pessoas e imediatamente ao colocar o pé no local fomos recebidos com um sorriso e acomodados em um mesa próxima ao local onde teria música ao vivo (excelente música aliás). Fizemos o pedido. Não demorou muito e estávamos todos sendo servidos. O restaurante fica bem perto de outros bares no Itamarati. Muitas vezes, essa proximidade faz com que as pessoas pensem no local como um local ruim. Eu mesma tinha esse preconceito, mas quando entrei, me surpreendi com a qualidade do que é oferecido. Bom atendimento, rapidez, local limpo e arejado, decoração aconchegante. Outra experiência singular foi em um local no Quitandinha... comemos um costela muito boa! A pessoa que nos atendeu também de uma educação tremenda! Mas quando esperava a conta chegar, entra um cão na cozinha e sai de lá com uma costela na boca. Eu, enquanto estudante na área de gastronomia, fiquei preocupada, chamei a menina que nos atendia e relatei o que havia visto. Ela riu e me tranquilizou: " Não tem problema! Eles fazem isso de vez enquanto. Nós colocamos um balde para jogar os restos de comida fora para eles depois, mas às vezes, eles são apressados e entram na cozinha mesmo" . Bom, pelo menos eu tenho quase certeza que não estou consumindo restos de pratos de outros clientes, como foi divulgado recentemente sobre alguns restaurantes de Petrópolis...Enfim, se formos relatar experiências do tipo, tenho a certeza que sempre teremos algo a reclamar ou elogiar. É difícil, ou melhor, impossível encontrar um local perfeito! Mas alguns se esmeram em errar! Só ficam de pé devido à um nome, devido à clientes que ainda se preocupam com isso! Tradições![...]



Autoridade dos pais

2015-12-27T18:18:35.754-02:00

Certa vez, ouvi de uma mãe a seguinte frase: “ Ele não me obedece, só obedece ao pai”. De outra escutei que só era ouvida quando batia e que ela não sabia bater, quando batia o fazia até machucar mesmo.
E várias outras frases semelhantes em curto tempo de magistério. Fiquei perplexa e ainda fico quando ouço afirmações desse tipo.
Os próprios pais e responsáveis estão negando a posição de autoridade sobre seus filhos. Estes sem limites acabam por sufocar ao pais, implorando por um NÃO, por um BASTA!
Observando bem de perto esses casos, vejo famílias estruturadas de forma diferente das famílias de outrora. Se antes havia um familiar responsável pelos cuidados com a criança, hoje essa figura é quase ausente.
As mudanças na sociedade fizeram com que os pais tentassem não reproduzir a época de repressão que sofreram por seus progenitores e com isso acabaram, em sua maioria, gerando situação extrema de abandono.
Abandono. Pode parecer ser uma palavra forte, entretanto, é o que aparenta ao vermos pais e responsáveis que nem os nomes dos professores de seus filhos sabem. Será que sabem o nome do melhor amigo de seus filhos?
Esses pais são vítimas de uma sociedade que alega não ter tempo para nada, nem para instruir-se sobre as necessidades de seus filhos. Mas espere aí, o dia não continua tendo 24h?
Sendo assim, os pais ao perceberem que estão ausentes na vida familiar buscam aproximação de seus filhos por meio de concessões com estes. Querem conquistar espaço, aprovação e respeito dos filhos. Procuram então negociar situações, algumas nem sempre devem ser negociadas. O escovar os dentes e o tomar banho por exemplo. Coisas simples, que podem ter consequências graves depois.
As crianças, por fim, aprendem a chantagear os pais. “Dê-me isso, que eu faço aquilo!” E dessa maneira, vamos formando adultos que serão ativos em sociedade. Preste atenção, disse adultos, infelizmente, nem sempre cidadãos, se formos ver o real conceito de cidadão.
Mas não se deixe enganar, esse “ativos” não significa que irão ser críticos e agirão corretamente. Dessa falta de limite e negociação de “inegociáveis” podem estar se produzindo, em grande escala, adultos consumistas, individualistas, com autoestima baixa, corruptos (pois aprenderam a negociar “inegociáveis”), desonestos e poucos, muitos poucos conseguirão ultrapassar os obstáculos colocados por seus pais e alcançarão uma vida feliz e com sólidos valores.
O que fazer diante desse quadro?
Talvez a solução seja mais simples do que parece aos nossos olhos. Diga não. Diga não a tudo o que você refletir e detectar que não é o correto para seu filho. Não se comova com lágrimas, com caras feias, com “gelo”, fique firme em sua posição, porque eles tentarão a todo custo removê-la, contudo firme-se com uma rocha e acredite: UM DIA, ELES IRÃO AGRADECER!
E se não agradecerem a tempo de você ver (afinal, as pessoas se vão mais rápido do que pensamos), pense que está com a consciencia tranquila, pois você fez o seu papel e agiu buscando sempre o melhor.Por tudo isso, não esqueça nunca que você deve mostrar para seus filhos que você é a autoridade do local: sua casa!



Cozinha e conversas!

2013-04-27T17:58:47.922-03:00

Como eu havia postado antes, estou iniciando um novo caminho. Gastronomia! Não sei ainda o que será daqui há 3 ou 4 anos, mas agora sei que tomei a decisão certa para o momento. Estou adorando o curso. Sempre gostei de cozinha, mas profissionalmente falando, nada entendo!
Estou buscando novas aprendizagens. Árduo caminho pela frente, mas seguirei!

Sempre achei que a cozinha é o melhor cômodo, o coração da casa, afinal, é nela que preparamos o que vai nos dar energia para um novo dia. Deveria ser um ponto de encontro para as famílias, quando a TV não toma espaço na vida de todos.  Uma forma de resgatar essa função seria o cheiro que emana deste cômodo, lembro-me daqueles desenhos antigos, onde uma fumacinha busca pelo cheiro prazeroso as pessoas até a cozinha, flutuando...

Acho que comida tem que ser assim! Prazerosa e não só necessidade. O prazer pode começar nos olhos. Aquele prato lindo, colorido... passando daí para o cheirinho bom de temperos frescos (adoro!).

Comer com os olhos no fundo é a pura verdade. Daí começa a digestão!A água na boca! rs rs rs
Sem contar que a comida também aproxima as pessoas, não tem coisa melhor do que cozinhar para os amigos. Um tarde de sábado, uma galera na cozinha com boas risadas!
Casa nem precisava de sala com televisão! Podia ser só cozinha!

Cara nova ao blog. Vamos ver se consigo unir arte e cozinha e claro... reflexão!!! Arte sem pensar não é arte, é acaso... e cozinhar exige muito mais do que panelas e fogão! É preciso pensar no que fazer, como fazer e para quê fazer!




Novos ares...

2013-04-06T22:12:57.188-03:00

Decidi! Vou cozinhar de verdade e parar com a brincadeira. rs

Sempre gostei de uma cozinha e tive vontade de fazer algo dentro de gastronomia, mas o tempo passou e me acomodei em um cargo público. "Acomodei" entre aspas claro... afinal ser professora nos dá o que rir e chorar. Desafios diários!!!
Mas dessa vez decidi fazer algo à respeito. Desafiar-me-ei em algo realmente novo! Diferente!
Família e amigos mobilizados, todos apoiando. Lógico: tenho uma fila de "cobaias" rsrs

Fiquei pensando  por muito tempo antes de decidir. Só temos uma vida e se não tentarmos nada, o tempo passa e ficaremos sempre pensando no que poderia ter sido se... se isso... se aquilo...
Enfim... à luta!!! De gambuza, bandana, facas e formas...




Meio Ambiente e Consumismo

2013-01-25T18:26:17.033-02:00

Leitura recomendada: Meio Ambiente e Consumismo de Gino Giacomini Filho

Vivemos em um mundo onde o consumismo é incentivado em todos os meios. Sempre tive um pé atrás com a compra de algumas coisas, sempre pensando duas ou três vezes antes de adquirir o produto... longe de não me considerar consumista em outros aspectos, livros por exemplo, já estou com 3 estantes repletas e nem li todos, tem uns 16 na lista de espera... ao ler o livro de Giacomini a consciência pesou nesse sentido.
Mas voltando ao livro, um trecho deste aponta certos rituais que nem nos damos conta como o churrasco e a cervejinha do fim de semana. É difícil pensar no meio ambiente nesses casos, como lembrar que a carne provavelmente é proveniente de um animal que foi criado, transportado e sacrificado de forma cruel?
É tarefa difícil para o momento do churrasco, não? O prazer, o conforto, a satisfação acabam por falar mais alto.
Mas agora, sem a situação presente, acaba por ser um "não querer pensar" de forma geral.
Longe da situação, passei a observar algumas coisas que faço ou compro. Em alguns pontos é preciso ter ações individuais para se ter êxito. Pensar no que "EU" posso fazer e não no que o "OUTRO" deve fazer.
Creio que todos tem a sua parcela de culpa, entretanto se nos limitarmos a apontar os erros alheios não irá funcionar muito bem.
Pensando (sempre pensando! E chega a hora de agir) sobre o "EU" surgem questões para análise:
  1. O que eu preciso realmente?
  2. O que eu posso deixar de comprar?
  3. O que eu posso reutilizar?
  4. O que eu posso reduzir? (Esse é o mais difícil dos 3R)

Enfim, tantas questões que podem ser levantadas e maioria com soluções simples e ouso dizer que até confortáveis se não fosse a busca por status social pela grande parte da população.
Aqui também entro com as minhas experiências pessoais... quantas vezes me peguei comprando mais um livro, se nem terminei o outro. Mais uma calça, se não precisava de verdade... ou até mesmo não separando o livro, porque acaba sendo mais fácil (argumentando com a falta de coleta seletiva).
Aos poucos, passos lentos ou não, tento me comprometer mais porque acredito que uma ação é melhor do que nenhuma e que é possível adquiriri hábitos menos consumistas e mais sustentáveis.



Mesa...

2013-01-23T17:14:05.712-02:00

Pronto! Ficar olhando blogs de decoração não dá certo... agora me deu uma vontade de ter uma mesa!!
Leitura recomendada: http://adoroolilas.blogspot.com.br/



Caixa cinza

2013-01-23T16:56:51.025-02:00

Olá...
Quase chegando o fim das férias, finalmente! É estranho, mas não aguento mais ficar em casa sem nada para fazer.
Terminei o que queria fazer no quarto, agora preciso de objetos coloridos. Ficou uma caixa cinza. Minha mãe ainda ajudou, fez algumas almofadas coloridas, com a mesma técnica que usei no tapete de retalhos. Ah! E este voltou ao chão do quarto. Tinha ficado guardado por uns anos.
E ainda fiz o varal de fotos, mas faltam alguns detalhes. Quando eu terminar coloco por aqui...

 
 
Brinco com a caixa cinza, mas não tem jeito...
Certa ouvi de uma pessoa chegada a seguinte frase: "Preciso que você use mais cor!" Bom... juro que eu tento, mas gosto de cores neutras e sinceramente, meu quarto está cinza, quase sem cor, mas como está bom de ficar nele... estudando...
É, estudando, outro período da faculdade vindo aí e eu resolvi estudar nas férias. Depois é tanta coisa para fazer no trabalho que não dou conta. E vou mesmo ter que me organizar bastante para estudos, pois fiz inscrição em um curso de atualização. Um dia, quem sabe, eu deixo de ser nerd... rs



Metas 2013

2013-01-01T16:01:10.964-02:00

Bom, começar o ano fazendo planos é comum. Eu não irei fugir à regra, embora por várias vezes eu tente não fazer planos, mas a necessidade de objetivos acaba por deletar essa ideia.
Hoje acordei cedo e fui fazer hora em frente a TV. Assisti uma entrevista que Fátima Bernardes fazia com uma atriz, que agora não recordo o nome. Essa atriz havia passado por uma situação de saúde complicada e falava sobre o prazer de viver com menos. Fiquei pensando sobre isso... sobre a felicidade em pequenas coisas.
Não tenho saído muito nos fins de semana, mesmo nas férias tenho ficado em casa. Cuidando do jardim. Aprendendo a usar um aparador de grama (acreditem, não é tão fácil quanto parece rs) e fotografando cada cantinho, cada flor que desabrocha, os pássaros que aparecem nas proximidades, ouvindo o cantar destes. Sinto-me melhor, mas feliz! Mais próxima de Deus! Felicidade em pequenas coisas, coisas simples!
Esse olhar para o simples precisa ser exercitado e essa é a minha primeira meta para os próximos meses.
Pensando em felicidade nas pequenas coisas... eu gosto de me intrometer à fazer coisas novas. Quero uma estante de livros e um quarto reformado. A estante, estou com a ideia na cabeça, só falta colocar em prática, mas sozinha não dá para fazer, estou esperando uma ajudinha amiga de meu tio.
Quanto ao quarto, nesses dias olhei para ele e me senti uma estranha no ninho.~Ele não ganha um novo olhar há um bom tempo. Não sei onde eu estava com a cabeça uns anos atrás. Um quarto com cores escuras nas paredes, cortinas escuras, móveis escuros. Livros para todos os lados. Não consigo descansar aqui.
Cores claras escolhidas e mãos à obra. Lixar é que é triste!!
Os móveis são um problema, são escuros mas feitos por encomenda! Andei olhando um blog muito bacana: O Móvel. Tirei algumas ideias interessantes para reformar móveis. Quem sabe...
A reforma e redecoração do quarto é a segunda meta.
Estou também voltando a fazer artesanato com jornal. Ainda não postarei nada pois falta envernizar as peças. Talvez no final do mês eu consiga postar.
Sinto falta de duas coisas na minha vida: Artesanato e Violino!!!
O primeiro é a 3ª meta para 2013!!!!
E não posso esquecer do meu jardim!!! Ainda está em construção... mais alguns meses pela frente, mas vai ficar do jeitinho que eu quero. Com direito à uma pérgola!

Bom, chega de escrever... afinal, há metas a serem alcançadas!!!!
FELIZ 2013!



Feliz 2013!

2012-12-31T17:00:14.689-02:00

FELIZ 2013!!

Que 2013 venha recheado de sucesso, conquistas, felicidades, paz, amor, solidariedade e mudanças para melhor! Que novos desafios venham para nos dar a alegria de superá-los! Que as tristezas sejam vagas lembranças!

FELIZ ANO NOVO!