Subscribe: Comments on Os Verdes em Lisboa: Multar ou prevenir ?
http://osverdesemlisboa.blogspot.com/feeds/6555730408512820606/comments/default
Preview: Comments on Os Verdes em Lisboa: Multar ou prevenir ?

Comments on Os Verdes em Lisboa: Multar ou prevenir ?





Updated: 2017-11-14T22:09:29.089+00:00

 



Defendo há muito a carta por pontos para detectar ...

2007-12-29T22:05:00.000+00:00

Defendo há muito a carta por pontos para detectar os condutores que criam situações muito perigosas repetidamente.

No entanto penso que há o perigo de, como vem sendo hábito, misturar o cidadão que passou a 60 km/h num radar com o cidadão que tem por hábito desrespeitar o vermelho do semáforo.

A carta por pontos devia concentrar-se nos comportamentos de risco (alcool, drogas, ultrapassagens em curvas e lombas, inversões de marcha, circulação em contra-mão, desrespeito das passadeiras de peões, velocidade perigosa, etc) e não os meros infracções sem perigosidade.

Para mim a atenção é o factor chave na prevenção dos acidentes.
Também penso que se devia atacar o problema das distracções ao volante começando, desde já, a proibir todos os aparelhos que são instalados dentro dos automóveis e que exigem atenção visual do condutor. A publicidade (especialmente outdoors com imagens em movimento) em cruzamentos e ao longo das estradas também devia ser proibida.
A partir daí deviam ser propostos sistemas, a adoptar pelos fabricantes, que evitassem que o condutor se distraísse ou adormecesse.

Os 21 radares de Lisboa devia mudar de localização e passar a cobrir directamente os mais importantes cruzamentos e passadeiras de peões da cidade.
Controlariam simultâneamente velocidade e também o desrespeito dos semáforos.

http://radares50-80.blogspot.com/